Informações Recentes

Ementa: semana de 21 a 25 de abril

Publicamos a ementa para o refeitório da Escola Básica 2,3 Martim de Freitas, referente à semana de 21 a 25 de abrilAlertamos que as ementas podem ser alteradas por motivos imprevistos.

 Consultar

Ementa: lanches 1º CEB e Pré Escolar

Publicamos a ementa dos lanches disponibilizados aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e Pré Escolar

 Consultar 

Horário de entrega das avaliações 2º Período

Publicamos o calendário com os horários de entrega das avaliações do 2º período.

Consultar

Matrículas 1º ano e pré escolar

Informa-se toda a comunidade que o período de matrículas para o 1º ano de escolaridade e para o pré escolar decorre entre os dias 15 de abril e 15 de junho.

Para obter mais informações, pode consultar os respetivos avisos

Informação pré escolar

Informação 1º Ciclo

 

Candidaturas SASE 2014/2015

Informam-se todos os Pais e Encarregados de Educação que, a partir do dia 15 de abril e até ao dia 16 de a junho de 2014, se encontra aberto o período de candidatura à ação social escolar e transporte escolar para o ano letivo 2014/2015, referente ao 1º ano do 1ºciclo.

As candidaturas para os restantes anos do 1º ciclo (2º, 3º e 4º anos) e do 2º e 3º ciclos (6º ao 9º ano) decorrem entre o dia 16 de junho e o dia 16 de julho de 2014.

Consultar o Aviso e todos os documentos a entregar

 Download do Boletim de Candidatura SASE

 Download do Boletim de Candidatura Transporte Escolar

Informações Avaliação

DELF: "Diplôme d'études en langue française"

A escola Martim de Freitas em colaboração com a Alliance Française de Coimbra vem propor aos alunos de 8º e 9º anos de francês – LE a obtenção do diploma DELF SCOLAIRE (só se destina a escolas).

  • DELF A1: Este nível valoriza as primeiras aquisições. Trata-se do nível mais elementar de utilização da língua dito «de descoberta». Neste estádio, o aluno é capaz de interações simples: ele pode falar dele próprio e do seu ambiente imediato.
  • DELF A2: O DELF A2 situa-se na mesma perspetiva e também valida a competência linguística de um utilizador elementar, considerado como um ator social. O candidato é aqui capaz de realizar tarefas simples da vida quotidiana. Ele pode utilizar as fórmulas polidas e de troca mais correntes.
  • DELF B1: A este nível, o utilizador torna-se independente. Ele é agora capaz de prosseguir uma interação: ele pode compreender e prosseguir uma discussão, dar o seu parecer e a sua opinião. Ele é capaz de se desenvencilhar em situações imprevistas da vida quotidiana.
  • DELF B2: O utilizador B2 adquiriu um grau de independência que lhe permite argumentar para defender a sua opinião, desenvolver o seu ponto de vista e negociar. A este nível, o candidato mostra-se à vontade em situação de discurso social e torna-se capaz de corrigir ele próprio os seus erros.

Ler mais: www.ciep.fr/pt/tcf/index.php

"Key for Schools"

Publicamos link para o GAVE onde poderão ser encontradas todas as informações relativas ao teste "Key for Schools".

CONSULTAR

Testes intermédios

Publicamos as informações dos testes intermédios (2º ano).

Testes intermédios (2º ano)

Matrizes Exames 2013/2014

Estão disponíveis para consulta as matrizes para os Exames do ano letivo 2013/2014, dos 1º e 2º ciclos.

Clique aqui para consultar

Avaliação 2º Período já disponível

Já foram publicadas as pautas de avaliação referentes ao 2º Período (2º e 3º Ciclos)

Pode consultá-las na secção alunos -> avaliação (acesso reservado)

Concursos e Convocatórias

Resultado do Concurso para Psicólogo

Publicamos o resultado do concurso para Psicólogo.

Consultar

Concurso 910 - Lista de ordenação

Publicamos a lista de ordenação do horário nº 8 para o concurso do Grupo 910 (Ensino Especial).

 Consultar lista

A fim de prosseguir com o concurso do grupo 910, os 5 primeiros candidatos devem enviar para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , até ao dia 04 de Abril às 14 horas:

  • Certidão de Habilitações;
  • Conclusão do Estágio;
  • Tempo de serviço;
  • Certificados de ações de formação, na área do TIC e do grupo de recrutamento 910, bem como avaliação de desempenho.

Imprimir

Alunos da Martim conquistam Medalha de Prata nas Semifinais das Olimpíadas da Química Júnior

on .

À semelhança de anos anteriores, a Escola Martim de Freitas participou nas provas Semifinais das Olimpíadas da Química, no Departamento de Química da FCTUC.

Este ano, particularmente, a nossa Escola está de Parabéns pela brilhante atuação da equipa formada por alunos do 8ºE, “Os 3 Sr” (Gonçalo Costa, Rafael Brito, Tomás Paiva), nas provas Semifinais das Olimpíadas da Química, realizadas no Departamento de Química da FCTUC no dia 5 de abril. Estes estudantes, conseguiram a Medalha de Prata, nesta competição de alunos do 8º e 9º ano, de vinte escolas da região Centro. Os participantes tiveram que efetuar provas de carácter prático e teórico. Esta equipa teve uma notável participação, revelando grande empenho, entusiasmo e responsabilidade em todas as provas que efetuou, além de terem contagiado com a sua boa disposição e conquistado simpatias com as suas alegres e genuínas gargalhadas. Com este 2º lugar ficaram apurados para a Final Nacional a realizar no próximo 3 de Maio.

Os “3 Estrôncios”, já tinham conseguido em 1º lugar nas Provas de seleção para as Olimpíadas da Química, a nível de escola, realizadas no passado mês de Fevereiro. Esta tinha sido uma prova muito concorrida, tendo-se inscrito 17 equipas entre alunos do 8º e 9º anos. Nesta prova todos os concorrentes tinham participado com empenho e espírito de competição. O 2º e 3º lugar tinham sido conseguidos pelas equipas “ Os SST”, alunos do 8ºD e “Os Magos da Química”, alunos do 8ºA, respetivamente.

Também no dia 24, do mesmo mês, oito equipas do 9º ano, efetuaram provas de seleção para a etapa Regional das Olimpíadas da Física, que se realizarão no dia 3 de Maio, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. O 1º lugar foi conseguido pela equipa “ Os JTT” (Tomás Bessa Curado, Tiago Lé e Jaime Marques), que representarão a Escola na Fase Regional das Olimpíadas na FCTUC. Em 2º e 3º lugar ficaram as equipas “Os Patos da Física” e “Os Físicos”. As 3 equipas pertencem à turma do 9ºA.

Parabéns à Escola, a todos os participantes e em particular a estes Campeões da Medalha de Prata das Olimpíadas da Química.

Ver todas as fotos

Imprimir

Sessão de sensibilização - A vida das abelhas

on .

Sensibilização para todos os alunos do 5º ano - "A vida das abelhas"

No dia Mundial da Floresta decorreu, no Auditório da nossa Escola, uma atividade bastante interessante e que teve muita aceitação pelos alunos do 5º ano sobre o tema “A VIDA DAS ABELHAS”.

Inicialmente esta sessão fazia parte das atividades do Projeto Curricular de Turma do 5º E, uma vez que os pais de um aluno da turma se disponibilizaram para a sua dinamização. Posteriormente a professora de Ciências Naturais, Regina Pires sugeriu que seria bastante interessante abranger a sessão às turmas do 5º ano.

A Srª D. Sónia Carvalho e seu marido, Srº Vítor Martins prontamente se disponibilizaram para fazer três sessões abrangendo todos os alunos.

Com o contributo de algum material que foi disponibilizado pelos dinamizadores aos alunos, bem como a exploração de filmes, e demais material utilizado por qualquer apicultor poder tratar das suas abelhas e das colmeias do seu Apiário, foi sem dúvida uma sessão que interessou a todos os alunos e professores, notando-se o seu entusiasmo e participação, conforme poderão comprovar através de algumas fotos tiradas durante esta atividade.

Puderam conviver com um enxame de abelhas devidamente protegido numa caixa envidraçada, ficando a conhecer a maravilhosa vida destes insetos sociais, isto é, a maioria delas convive harmoniosamente num mesmo espaço, chamado colónia. São extremamente disciplinadas, trabalhadoras e principalmente organizadas, dando um bom exemplo a muitos dos seus visitantes…

Imprimir

Sessão da Quercus sobre “ Gestão Sustentável dos Recursos Naturais"

on .

No dia 2 de Abril, recebemos na nossa escola a Engenheira Filipa Alves que nos veio falar sobre as consequências para a Terra da utilização desregrada dos recursos naturais e como podemos contribuir para a sustentabilidade na Terra.

A pegada ecológica corresponde à área produtiva que cada um de nós precisa para viver.

Temos de reaprender a viver com os recursos que a Terra nos dá!

Temos de satisfazer as nossas necessidades sem pôr em perigo as necessidades das gerações futuras!

Para manter a sustentabilidade da Terra é necessário mudarmos a nossa atitude, respeitando a Natureza.

Reduzir a nossa pegada ecológica é um desafio da educação para o desenvolvimento sustentável.

Projeto Eco-Escolas

Imprimir

Dia Mundial da Árvore e da Floresta

on .

Para comemorar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta dia 21 de Março, e integrado no Projeto Eco-Escolas e na disciplina de Ciências, algumas turmas do oitavo ano plantaram algumas árvores.

Para concretizarmos esta atividade, foi-nos cedida uma planta muito especial pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta: a Ginkgo biloba. Esta é uma espécie muito rara que se pensa existir há cerca de 251 milhões de anos. É considerada um fóssil vivo.

Devido à falta de exemplares no mundo, o facto de a termos plantado é algo que pode ajudar a preservar esta espécie. Com isto tentamos combater a desflorestação e o aumento do efeito de estufa.

Ana Francisca 8º F

Imprimir

Martim de Freitas TV

on .

Desde o início do ano os alunos do Clube de Informática têm desenvolvido um trabalho que se traduz num canal de televisão online.

Para consultar o nosso canal utilize a barra de endereços lateral.

Imprimir

Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens

on .

Decorreu no passado dia 24 de março, em Oliveira do Hospital, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens - Básico, onde a nossa escola esteve representada pelos alunos Hugo Antunes, Francisco Cardoso e Andreia Saldanha.

A nossa participação foi brilhante o que se refletiu no facto de termos sido a escola mais votada, entre 4, para representarem o Círculo de Coimbra, na Sessão Nacional, que irá decorrer nos dias 5 e 6 de maio, na Assembleia da República.

Parabéns a todos!

Imprimir

II Olimpíadas da Língua Portuguesa

on .

As Olimpíadas da Língua Portuguesa são um projeto iniciado na Direção-Geral da Educação no ano letivo transato, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa e a Associação de Professores de Português, tendo em vista incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

No primeiro ano de realização deste projeto, circunscreveu-se o mesmo a cinco escolas da Direção de Serviços da Região Norte, no entanto, no presente ano letivo, pretendeu-se que a segunda edição da iniciativa assumisse um âmbito nacional, motivo pelo qual foi solicitada a colaboração da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, tendo a Escola Secundária de José Falcão coordenado as diversas escolas da Região Centro.

O Agrupamento de Escolas Martim de Freitas associou-se a esta iniciativa tendo participado cerca de quarenta alunos na prova da 1ª fase que decorreu no passado dia 18 de março pelas 12 horas no Auditório.

Imprimir

Hypatiamat

on .

Hypatiamat um projeto para promover a aprendizagem da Matemática

A promoção do sucesso a Matemática é responsabilidade de todos. Nesse sentido, um grupo de investigadores da Escola de Psicologia da Universidade do Minho e de matemáticos da Universidade de Coimbra construiu uma plataforma digital com aplicações hipermédia para trabalhar os conteúdos de Matemática do 5º ao 9.º ano (www.hypatiamat.com).

Neste sítio, professores, alunos e pais poderão encontrar aplicações interativas para trabalhar conteúdos de matemática e milhares de exercícios com feedback.

Os utilizadores são convidados a entrar no sítio e escolher as matérias que querem trabalhar. Os conteúdos de matemática são apresentados de uma forma interativa e dinâmica com muitos exemplos e propostas de tarefas de modo a envolver e apoiar os utilizadores no seu processo de aprendizagem.